Informações

Tratando-se de um problema existente também em condomínios, não sendo incomum encontrar beatas de cigarros nas zonas comuns exteriores e até no interior, deixamos aqui um artigo do "Idealista" pedindo a todos/as uma colaboração ativa para espaços mais agradáveis.

Está em vigor a lei Lei n.º 88/2019, publicada a 03 de setembro de 2019. Além dos cidadãos há coimas para empresas e organismos públicos.

Lei n.º 88/2019 de redução do impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente aprova medidas para recolha e tratamento dos resíduos de tabaco e pune com coimas entre 25 e 250 euros quem atirar beatas para a via pública.

Sacudir tapetes é proibido, pelo que aconselhamos também a  consulta do Regulamento Interno do seu Condomínio.

"A proibição de sacudir tapetes à janela deve estar nos regulamentos municipais. Algumas coimas são elevadas: na Nazaré podem ultrapassar os 2 mil euros

As regras sobre sacudir tapetes ou outro tipo de objetos à janela devem estar definidas no Regulamento Municipal dos Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza. Se tem um vizinho que sacode os tapetes à janela e quer saber o que diz o seu município sobre o assunto, ligue para a câmara municipal ou consulte o regulamento da área de residência.